segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

À lá Michael Moore

Michael Moore é uma personalidade americana ligada à mídia e às manifestações culturais dos Estados Unidos. Ganhou fama na terra do “Tio Sam” por conta das suas críticas ao governo de George W. Busch, principalmente com a Guerra contra o Iraque.
É o mais ácido, contundente e expressivo crítico de Bush. Ganhou fama mundial por isso. Em um texto publicado em seu site - www.michaelmoore.com - no último dia 05 de novembro, Michael Moore comemora efusivamente a vitória de Barack Obama com análises interessantes.
Lembrem-se que dia 05/11 completou um mês do dia da última eleição em Descalvado.
Como não tenho a pretensão de ser escritor, tomo a liberdade e peço licença ao leitor para aproveitar e até copiar os parágrafos do texto de Moore, adaptando-os para ao nosso município. Já que também estou citando a fonte, não vejo mal nisso. É o que vou fazer.
Para não enganar o eleitor, as palavras do texto de Michael Moore estarão sendo colocadas em itálico e grifadas. É uma brincadeira com o texto original. Vamos lá
Amigos, quem não ficou sem palavras? Derramamos lágrimas. Lágrimas de alegria. Lágrimas de alívio. Que enorme e impressionante avalanche de esperança num momento de tanto desespero.
Para um município que vem sendo administrado e construído sem o menor comprometimento com a coisa pública e sobre os ombros de uma população trabalhadora e pacata, foi um momento inesperado, surpreendente em sua simplicidade.
Luis Antonio Panone, um bom homem, um homem das leis, disse que traria mudanças à Descalvado e a maioria da população gostou da idéia.
Os maldosos estiveram presentes durante toda a campanha e até nas cabines de votação. Mas já não são a maioria e veremos como se desvanece a chama de seu ódio no tem,pó que nos resta de vida.
Houve outra importante “primeira vez”. Nunca antes em nossa história um candidato declaradamente anti-popular foi eleito prefeito em tempos de puro populismo no governo municipal, pregando moralidade na administração municipal.
Espero que o prefeito eleito Panone se lembre disso enquanto pondera a possibilidade de expandir a guerra contra o populismo barato.
A fé que temos agora se perderia se Panone esquecesse o principal tema graças ao qual venceu seus companheiros em pretensões ao cargo majoritário e depois toda uma casta política que se apegou ao poder por quase 20 anos.
O povo descalvadense está cansado de guerra política. Consciente e Cansado. E a sua voz ressoou forte e clara no dia 05 de outubro.
Isso se deve a que a maioria dos eleitores nunca gostou realmente dos políticos que pensam primeiramente em seus interesses particulares e não no coletivo.
Eles os vêem como gente que raramente tem garra para cumprir as tarefas até o fim ou apoiar ao máximo os que os apóiam. Bem, aqui está a chance deles. Foi lhes entregue, pela votação popular, na forma de um homem que não é um político profissional nem um interesseiro de carteirinha.
Converter-se-á Panone num deles ou os forçará a ser como ele próprio? Rezamos por esta última.
Mas hoje celebramos este triunfo da decência sobre os ataques pessoais, da paz sobre a politicagem, da inteligência sobre a crença de que o povo ainda se vende por uma cesta básica.
Como será ter um prefeito inteligente?
Poderemos, e não é somente uma possibilidade, ser testemunhas também de uma refrescante época de abertura, de luz e criatividade.
Os jornalistas e amigos me assediam perguntando: “Xi, Paulinho, e agora, o que você vai fazer já que o Calza vai embora”. Estão brincando? Como será trabalhar num ambiente que estimula e apóia a boa política e os procedimentos corretos dentro do serviço público? Florescerão mil flores! Entramos numa nova era, e se pudesse resumir nosso primeiro pensamento coletivo sobre essa nova era seria: tudo é possível.
Um prefeito não populista eleito prefeito de Descalvado depois de tantos anos de vícios. Tudo é possível!
Podemos arrancar o nosso desenvolvimento das mãos de pessoas omissas e irresponsáveis e devolve-lo ao povo. Tudo é possível!
Poderemos garantir cuidados médicos gratuitos a cada cidadão. Tudo é possível!
Os que cometeram deslizes dentro do serviço público serão penalizados. Tudo é possível.
Realmente não temos muito tempo. Há um grande trabalho pela frente. Essa semana, porém, é para celebrarmos este momento. Mas sejamos humildes. Não tratemos os políticos derrotados da forma como nos trataram nos últimos oito anos. Mostremos a eles a generosidade e a bondade que Panone exibiu durante toda a campanha.
Ainda que tenham usado todos os insultos do dicionário, Panone não se rebaixou em devolver a lama. Podemos seguir seu exemplo? Será difícil, eu sei.
Foi um longo caminho e um profundo mal foi feito a este grande município. Agora temos que trabalhar todos juntos para reparar esses danos e acredite, não será fácil.
Mas que jeito de começar
Valeu Michael Moore, mas você tem certeza que não deu nenhuma passadinha por Descalvado ultimamente?

ARQUIVO