segunda-feira, 17 de novembro de 2008

UMA PORTA FECHADA NA TRANSIÇÃO

Uma semana depois de eleitos, prefeito e vice-prefeito de Descalvado, o advogado Luis Antonio Panone e o empresário Antonio Carlos Becão Reschini sinalizaram sobre a importância de se realizar, pela primeira vez em Descalvado, um Governo de Transição.
E para que serve um governo de transição?
Serve principalmente para que a nova equipe de trabalho que vai assumir a Prefeitura Municipal a partir de janeiro de 2009, tenha condições de fazê-lo conhecendo um pouco da estrutura da administração municipal e de como ela tem funcionado.
Em outras palavras, serve para que a nova equipe comece 2009 sabendo o que pode e o que deve fazer. Não se trata de ingerência no atual governo, que tem responsabilidade pela condição do município até 31 de dezembro próximo.
À princípio a idéia foi rechaçada pelo atual prefeito José Carlos Calza que, em entrevista nem alguns órgãos de imprensa, disse que o seu governo terminaria apenas na data mencionada acima.
Depois de refletir melhor sobre o objetivo da transição, o prefeito cedeu e abriu as suas secretarias para que a equipe de Panone/Becão pudesse buscar as informações necessárias para o planejamento das ações do próximo governo.
A maioria dos novos secretários foi bem recebida dentro das estruturas da administração e o Governo de Transição começou a trabalhar efetivamente no início de novembro.
Das secretarias atuais apenas a Secretaria de Educação, através do seu secretário Hélcio Machado Junior, se mostrou arredia à abertura do diálogo para as informações necessárias ao novo governo municipal.
É um fato preocupante.
Por força da lei a “Educação” detém o controle e a necessidade de investimentos mínimos na ordem de 25% do orçamento municipal, o que representa a prestação de contas de cerca de R$ 12,5 milhões em 2008.
E outro ponto agravante refere-se à procedimentos que devem ser realizados agora dentro da Secretaria de Educação e que têm reflexos no próximo mandato, como é o caso do processo para substituições de professores, atribuição de aulas, licitações para a merenda e o transporte escolar, entre outros.
A profª Rose Gabrielli tem uma trabalhosa e árdua etapa de trabalho antes de assumir definitivamente a Secretaria de Educação. Pelo bem do município, da clase de funcionparios da educação, dos alunos e de seus pais, esta transição deveria acontecer da melhor maneira possíevl.
Nada justifica a atitude de não se abrir a Secretaria de Educação para o Governo de Transição.
Aliás, postura assim só aumenta as especulações em torno de suspeitas de algumas irregularidades dentro daquela secretaria. O professorado e os funcionários da educação já deram o sinal de descontentamento com algumas ações (ou omissões) ocorridas naquela pasta.
É bom não abusar! Mesmo porque, ao assumir o novo governo, não resta a menor dúvida que os novos secretários vão se deparar com todos os procedimentos realizados e vão querer saber o que aconteceu,
Isso independe de Governo de Transição ou não.
Além do mais, a população cobra esta transparência e o prefeito eleito já determinou que ela aconteça em todos os setores da Prefeitura Municipal.
No grande páreo da política alguns apostam nos “azarões” e outros nos “puro-sangue”. E nem sempre a vitória fica com os cavalos melhores treinados.
Por esta razão é preciso muito cuidado ao fazer certas apostas.

PANONE EM BRASÍLIA

Nesta terça-feira o prefeito eleito Luis Antonio Panone tinha compromisso agendado na capital federal, onde se encontraria com o senador Aloísio Mercadante e demais parlamentares de partidos que foram da sua base de apoio em Descalvado.
Além deste importante contato que pode trazer inúmeros benefícios para o município, Panone esteve acompanhado e ciceroneado pelos prefeitos petistas Mauricio Rasi (Porto Ferreira) e Newton Lima (São Carlos), este último cotadíssimo para ser um novo ministro de Lula, provavelmente na pasta da educação.
Entre os muitos projetos que serão levados pelo prefeito eleito para a entrega aos parlamentares em busca de recursos financeiros, figura o da criação da Guarda Municipal, uma antiga reivindicação da população e necessidade urgente do município.

ARQUIVO