terça-feira, 27 de julho de 2010

AS OSTRAS E AS PÉROLAS

          Quando nós realmente desejamos incorporamos uma poderosa força para lutar, principalmente lutar pelos nossos ideais, mesmo que forças contrárias possam parecer muito superiores. Se o nosso ideal promover a justiça e o bem comum, não há motivos para que tenhamos qualquer receio.
          Um ditado interessante diz que: "Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas"
          As pérolas são feridas curadas, pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
          A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.
          Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.
          Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
         Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?
          Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
          Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas?
          Você já sofreu os duros golpes do preconceito?
          Já recebeu o troco da indiferença?
          Já deu um duro danado e não foi reconhecido?
          Já sentiu ser usado por pessoas, ter feito o seu papel decentemente e, depois, abandonado?
          Então, produza uma pérola !!!
          Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria prefere se sentir resignada, desistem facilmente de suas idéias quando algo ou alguém interfere naquilo que julgam o certo a fazer.
          Certas pessoas ferem, mas não admitem que os feridos produzam pérolas. Porque certas pérolas incomodam, são inconvenientes, deixam à mostra a fragilidade dos instrumentos que as ferem.
          Por outro lado, existem pessoas que se cercam de uma blindagem sem tamanho, fazendo marketing de uma postura corretíssima e idônea, quando quem a conhece sabe que não possuem, porque tem medo de algum ferimento.
          No fundo tem medo de que seu ferimento não seja capaz de produzir uma pérola. Nada incomoda mais pessoas assim, do que, mesmo ferido, você permaneça de cabeça em pé, íntegro, consciência tranquila e mantendo sua opinião, mesmo que para isto você tenha que se deparar com uma grande parasita.
          Não faz mal, independente do grau do ferimento, você pode ter encorajado outras pessoas a não se acovardarem, a não se sentirem coagidas, a não ter medo de expor seus pensamentos e de enfrentar os obstáculos com integridade.
          Se você conseguir isto, saiba que produziu a mais bonita das pérolas.

ARQUIVO