sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CENTRO DE LAZER DA SANTA CRUZ: ONDE O DNHEIRO NÃO RESOLVE PROBLEMAS

Os recursos financeiros vindos das esferas governamentais não são, assim, tão fáceis de conseguir como podem alguns imaginar. Vários componentes como as posições político-partidárias dos governantes, as prestações de contas passadas e o entrosamento com os órgãos oficiais, entre outros, são de suma importância para engordar o orçamento municipal com verbas públicas.

É por esta e outras razões, como a competência em aplicar tais verbas, por exemplo, que autoridades conscientes dão a maior atenção e prezam pelo zelo em utilizar esses recursos da melhor maneira possível.

E aplicar corretamente o recurso financeiro não significa apenas o governante indicar onde ele será utilizado. Pelo contrário, esta é a parte mais fácil.

Aplicar corretamente o recurso financeiro – numa época de vacas magras – significa, primordialmente, saber de qual forma ele está sendo aplicado e se quem o está utilizando, está fazendo da maneira correta e dentro da legalidade.

Essa conjunção de fatores – conseguir recursos, priorizar as necessidades onde ele será aplicado e zelar pela sua correta aplicação – é que diferenciam os políticos. Aqueles que não seguem esta regrinha básica com certeza deixam a desejar aos olhos do povo...e do eleitor.

Para muitos políticos o dinheiro – e só ele – é capaz de resolver tudo. No caso do Centro de Lazer da Santa Cruz, nem isso foi capaz de resolver velhos problemas para colocá-lo à disposição da população dos bairros ao seu entorno.

Na manhã de sexta-feira fui convidado pela recém criada Associação dos Moradores para acompanhar a visita do corpo técnico da Secretaria de Obras da Prefeitura, numa vistoria para a finalização da última reforma no local.

Confesso que saí decepcionado. É mais uma reforma mal feita e mal gerenciada pela atual administração municipal, que consumiu mais de 150 mil reais de verbas públicas e está deixando os moradores daquela região perplexos.

Tive que concordar quando escutei de um deles: “Eu acho que algumas pessoas da Prefeitura Municipal não sabem que aqui nós também pagamos impostos e queremos respeito no trato do dinheiro público”.

Acompanhando a diretoria da Associação de Moradores e o engenheiro da Prefeitura Municipal, pude perceber que, embora o volume de dinheiro utilizado, todas as dependências que passaram por reformas apresentam problemas.

E a responsabilidade pela má execução da obra não deve ser creditada somente à construtora. A Prefeitura Municipal tem uma boa dose de culpa pelo estado deplorável de alguns setores daquele Centro de Lazer. No mínimo faltou fiscalização. E faltou mesmo!
E algumas das irregularidades são tão “esdrúxulas” que merecem virar motivo de “gozação” e “chacota” para quem as produziu.

Imagine você que na quadra poliesportiva, a demarcação das linhas esportivas não coincide com a localização da trave de futsal/handebol. Ou seja, a marcação da quadra acaba e você ainda não chegou no gol.

Talvez queiram aproveitar e inventar novas regras para alguns esportes. Desculpem a minha franqueza. É uma coisa ridícula que só depõe contra a engenharia da Prefeitura e a empresa responsável pela obra.

Até meu sobrinho, que está iniciando os primeiros chutes numa bola de futsal, iria reconhecer que alguma coisa estava errada com aquela quadra.

E os problemas não param por aí, conforma foi anotando a diretoria da Associação dos Moradores, que não vai liberar a obra do jeito que ela se encontra. Prometem até procurar outros meios para responsabilizar legalmente os responsáveis por tamanha omissão.

Uma coisa, porém é certa. O descaso é tão grande que a atual administração não levou em conta nem o aspecto político com a devida reforma do Centro de Lazer. Depois ficam procurando explicações “nas estrelas” para justificar o resultado das urnas da última eleição.

Agora, caberá a dupla Panone/Becão e a sua equipe, com auxílio da Associação de Moradores do bairro, dar “nova cara” e movimentar aquele Centro de Lazer, fazendo com que a população da Santa Cruz, do Bela Vista e do Jardim Paola, assim como, os esportistas em geral, apaguem da memória os quase 10 anos de completo abandono do local pelo Poder Público.

Quando um governo não consegue fiscalizar e nem se preocupar em executar corretamente coisas tão banais, está mesmo na hora de “pegar o boné e dizer adeus”.

E rezar para que o povo não apague da memória somente as besteiras cometidas no Centro de Lazer da Santa Cruz.

Em tempo: O Centro de Lazer da Santa Cruz recebe o nome da Profª Marilia Worchesch Gabrielli, professora de educação física que cuidou de muitas gerações de descalvadenses, que sempre foi uma incentivadora do esporte em Descalvado. E foi também esposa do excelente prefeito José Ramalho Gabrielli, pai do atual Secretário de Obras, Junior Gabrielli, cuja pasta é a responsável pela reforma do local.

Não preciso dizer mais nada. Só acho que os moradores da Santa Cruz e demais bairros da região merecem um pouco mais de respeito. Assim como merece respeito o nome da Profª Marília.

ARQUIVO