quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Grande Líder

Fiquei procurando um tema para voltar a publicar em meu blog – malaguetacommel.blogspot.com – já que ele está inativo há algum tempo. Ocasionalmente, ao entrar no facebook, me deparei com várias expressões sobre a importância de um “Grande Líder”.
E fiquei pensando:
Será que nós estamos sendo grandes líderes da nossa própria vida?
Será que estamos assumindo este papel diante do nosso círculo de convívio, quer seja na família, no trabalho ou, mesmo, entre nossos amigos?
Quantas pessoas aguardam e precisam desta nossa liderança e, ao mesmo tempo, nós precisamos da delas?
Afinal, o que é ser líder?
Ser líder é “Inspirar”, “Agir de modo correto”, “Motivar”, conseguir os “Melhores Resultados” possíveis das pessoas que nos acompanham.
A liderança deve estar em todo o lugar.
Sejamos líderes. Sejamos inspiração. Sejamos capazes de motivar outras pessoas.
Agindo assim conseguiremos conseguir os melhores resultados na vida pessoal, na profissional e na social.

OS MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA
Por Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Anthropos Consulting


a) Disposição para tentar o que não foi tentado antes – Ninguém deve ser guiado por aqueles a quem falte coragem e autoconfiança. A liderança positiva exige ousadia.

b) Motivação – Aqueles que não conseguem se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros. E motivação é a palavra chave no mundo de hoje.
c) Percepção aguda do que é justo - Esta é uma grande qualidade de uma liderança eficaz, para se ter o respeito das pessoas. Quando todos são tratados de forma justa e igual cria-se uma sensação de segurança.
d) Planos Definidos – A liderança motivada sempre requer objetivos claros e definidos.
e) Perseverança nas decisões - Aquele que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo. A liderança eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Mesmo nas decisões erradas não diminui o respeito que os seguidores têm pelo grande líder. É preciso se reconhecer quando erra.
f) Fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago - Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal.
g) Personalidade positiva - As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.
pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.
i) Domínio dos detalhes - O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.
j) Disposição para assumir plena responsabilidade - Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. O clichê do líder é: "A responsabilidade é minha".
k) Duplicação - Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.
l) Uma profunda crença em seus princípios - O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.

ARQUIVO