quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Faltando pouco menos de um mês para a posse do novo governo municipal, a população vive momentos de expectativa em relação às mudanças que deverão ocorrer na Prefeitura Municipal e quanto à maneira que o município será administrado nos próximos quatro anos.

Expectativa semelhante e mais acentuada vive os servidores municipais, que aguardam o anúncio das reformas prometidas pela dupla “Panone e Becão” durante a vitoriosa campanha eleitoral.

Tantos os servidores efetivos quanto alguns comissionados controlam a ansiedade diante de um quadro de mudanças na estrutura funcional da administração municipal. Não é novidade para ninguém que o grande lema da campanha de Panone – “a mudança para melhor” – se aplicou muito mais ao modo como a Prefeitura Municipal tem sido gerenciado nos últimos anos.

O novo secretariado já foi anunciado. Falta agora a definição do segundo e do terceiro escalão do próximo governo municipal, que tem sido tratado com especial atenção para a nova dupla de governantes a partir de 2009.

Panone e Becão sabem que a máquina administrativa é um grande sistema de engrenagens que deve funcionar em sintonia e harmonia. Se conseguirem aprimorar este conceito dentro do próximo governo já estarão fazendo a primeira mudança.

O que se percebe hoje é que a existem “muitas prefeituras” dentro do atual governo, cada uma delas trabalhando a seu modo, sem sintonia com as demais e cada uma tratando os serviços públicos como bem entendem (ou mal entendem).

O resultado é um governo caótico, com grande desperdício de recursos financeiros, sem o devido aproveitamento correto do potencial dos servidores e absolutamente sem comando.

Nos próprios corredores do Palácio do Povo ouve-se o lema: “Vamos fingir que obedecemos para ele pensar que manda”. Isto em todos os níveis da hierarquia municipal, salvo, é claro, raras exceções.

Em relação ao segundo e terceiro escalação, assim como em alguns cargos chaves da administração, a atenção do próximo prefeito está redobrada.

Panone sabe que são esses cargos que têm o contato direto com a população e, por esta razão, deverão estar afinados com a filosofia de trabalho que será implantada e que foi seu compromisso de campanha.

Por esta razão é que muita especulação tem esquentado o clima e aumentado a ansiedade dentro dos diversos setores da Prefeitura Municipal. Toda semana surge um comentário novo nos corredores palacianos, quer seja em relação à demissões ou ao aproveitamento de servidores atuais no próximo governo.

O prefeito eleito tem se mostrado também uma pessoa de grupo, pessoa de consenso, aliás, postura que manteve durante toda a sua campanha e que pretende levar para dentro da sua administração. A maioria das decisões que afetam o seu futuro governo tem sido tomada em conjunto, por pessoas que fazem parte do seu grupo político e que estiveram apoiando a sua candidatura.

Com certeza ele não quer repetir o equívoco do ex-prefeito Lito, que deixou em "cargos chaves" da administração pessoas ligadas ao seu antecessor (Calza) e, apesar de realizar um administração séria e competente, não teve o devido respaldo políticoque merecia.

Panone já deu mostras que ao formar a sua equipe de trabalho vai conciliar experiência, vontade, determinação e coragem, com a sua filosofia de mudança. E vai fazer isto, na medida do possível, privilegiando pessoas que estiveram ao seu lado durante todo o processo que resultou na sua eleição para prefeito.

Nada mais justo e lógico.

Panone e Becão sabem perfeitamente quem esteve caminhando junto com eles, nos momentos de alegria e de apreensão. Sabem também quem esteve do lado adversário, fazendo campanha contrária e difamatória contra eles.

Mas eles sabem também, quem, mesmo estando do lado adversário por um motivo qualquer, manteve-se numa posição respeitosa em relação as suas candidaturas.

Também sabem reconhecer, quem são os servidores que realmente trabalham e se empenham no serviço público, daqueles que indignamente maculam a imagem dos demais colegas.

Enfim, Panone e Becão, bem como todo o seu grupo político, sabem reconhecer quem são os interesseiros de plantão.

Todos também reconhecem que o início será difícil. Toda mudança pode ser traumática num primeiro momento, mas, se for feita com bons propósitos, trará benefícios de toda a ordem para a população.

Está chegando a hora...

Para alguns servidores momentos de reconhecimento. Para outros momentos de reflexão sobre a postura que mantiveram nos últimos anos. No fundo será bom para todos. Os bons funcionários deverão ser valorizados. Os que deixaram a desejar podem rever esta condição e se empenharem mais para ganhar a confiança da população.

Para o município uma certeza. Está chegando a hora de virar uma página da sua história e colocar o Poder Público trabalhando para o bem estar de toda a população. Eu disse de toda a população.

...O dia já vem raiando meu bem. Muita gente tem que ir embora

ARQUIVO