quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Faltando pouco menos de um mês para a posse do novo governo municipal, a população vive momentos de expectativa em relação às mudanças que deverão ocorrer na Prefeitura Municipal e quanto à maneira que o município será administrado nos próximos quatro anos.

Expectativa semelhante e mais acentuada vive os servidores municipais, que aguardam o anúncio das reformas prometidas pela dupla “Panone e Becão” durante a vitoriosa campanha eleitoral.

Tantos os servidores efetivos quanto alguns comissionados controlam a ansiedade diante de um quadro de mudanças na estrutura funcional da administração municipal. Não é novidade para ninguém que o grande lema da campanha de Panone – “a mudança para melhor” – se aplicou muito mais ao modo como a Prefeitura Municipal tem sido gerenciado nos últimos anos.

O novo secretariado já foi anunciado. Falta agora a definição do segundo e do terceiro escalão do próximo governo municipal, que tem sido tratado com especial atenção para a nova dupla de governantes a partir de 2009.

Panone e Becão sabem que a máquina administrativa é um grande sistema de engrenagens que deve funcionar em sintonia e harmonia. Se conseguirem aprimorar este conceito dentro do próximo governo já estarão fazendo a primeira mudança.

O que se percebe hoje é que a existem “muitas prefeituras” dentro do atual governo, cada uma delas trabalhando a seu modo, sem sintonia com as demais e cada uma tratando os serviços públicos como bem entendem (ou mal entendem).

O resultado é um governo caótico, com grande desperdício de recursos financeiros, sem o devido aproveitamento correto do potencial dos servidores e absolutamente sem comando.

Nos próprios corredores do Palácio do Povo ouve-se o lema: “Vamos fingir que obedecemos para ele pensar que manda”. Isto em todos os níveis da hierarquia municipal, salvo, é claro, raras exceções.

Em relação ao segundo e terceiro escalação, assim como em alguns cargos chaves da administração, a atenção do próximo prefeito está redobrada.

Panone sabe que são esses cargos que têm o contato direto com a população e, por esta razão, deverão estar afinados com a filosofia de trabalho que será implantada e que foi seu compromisso de campanha.

Por esta razão é que muita especulação tem esquentado o clima e aumentado a ansiedade dentro dos diversos setores da Prefeitura Municipal. Toda semana surge um comentário novo nos corredores palacianos, quer seja em relação à demissões ou ao aproveitamento de servidores atuais no próximo governo.

O prefeito eleito tem se mostrado também uma pessoa de grupo, pessoa de consenso, aliás, postura que manteve durante toda a sua campanha e que pretende levar para dentro da sua administração. A maioria das decisões que afetam o seu futuro governo tem sido tomada em conjunto, por pessoas que fazem parte do seu grupo político e que estiveram apoiando a sua candidatura.

Com certeza ele não quer repetir o equívoco do ex-prefeito Lito, que deixou em "cargos chaves" da administração pessoas ligadas ao seu antecessor (Calza) e, apesar de realizar um administração séria e competente, não teve o devido respaldo políticoque merecia.

Panone já deu mostras que ao formar a sua equipe de trabalho vai conciliar experiência, vontade, determinação e coragem, com a sua filosofia de mudança. E vai fazer isto, na medida do possível, privilegiando pessoas que estiveram ao seu lado durante todo o processo que resultou na sua eleição para prefeito.

Nada mais justo e lógico.

Panone e Becão sabem perfeitamente quem esteve caminhando junto com eles, nos momentos de alegria e de apreensão. Sabem também quem esteve do lado adversário, fazendo campanha contrária e difamatória contra eles.

Mas eles sabem também, quem, mesmo estando do lado adversário por um motivo qualquer, manteve-se numa posição respeitosa em relação as suas candidaturas.

Também sabem reconhecer, quem são os servidores que realmente trabalham e se empenham no serviço público, daqueles que indignamente maculam a imagem dos demais colegas.

Enfim, Panone e Becão, bem como todo o seu grupo político, sabem reconhecer quem são os interesseiros de plantão.

Todos também reconhecem que o início será difícil. Toda mudança pode ser traumática num primeiro momento, mas, se for feita com bons propósitos, trará benefícios de toda a ordem para a população.

Está chegando a hora...

Para alguns servidores momentos de reconhecimento. Para outros momentos de reflexão sobre a postura que mantiveram nos últimos anos. No fundo será bom para todos. Os bons funcionários deverão ser valorizados. Os que deixaram a desejar podem rever esta condição e se empenharem mais para ganhar a confiança da população.

Para o município uma certeza. Está chegando a hora de virar uma página da sua história e colocar o Poder Público trabalhando para o bem estar de toda a população. Eu disse de toda a população.

...O dia já vem raiando meu bem. Muita gente tem que ir embora

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei interessantíssimo esse último comentário e realmente está chegando a hora da mudança necessária acontecer na Prefeitura. Com relação aos servidores públicos, sei que não é da índole do Panone e muito menos do Becão aplicarem uma devassa geral nos servidores que foram contra suas idéias políticas, mas tenho muita esperança que com os funcionários que realmente vestiram a camisa da mudança desde 4 anos atrás seja recompensados ou pelo menos avaliados dessa vez, porque na eleição passada muitos deram a cara pra bater e foram perseguidos, humilhados e mandado pra rua por simplesmente participar da democracia e direito ao voto! Enquanto bons funcionários foram dispensados injustamente, outros vagabundos continuaram e tivemos vários exemplos (roubo de combustível, alarmes superfaturados, ensino COC, chefe de RH lançando férias todo mês para alguns e se beneficiando do dinheiro público, caso Roberto Neves, roubo de dinheiro dentro da prefeitura, secretário de planejamento recebendo sem se quer dar as caras na sua sala, e muitos outros casos). Garanto que na hora de riscar os nomes pra mandar embora os funcionários que foram Panone na eleição de 2004 os que se achavam os Deuses da campanha da era CALZA não imaginavam que iria ter tanta irregularidade como teve, foi uma vergonha! Meu medo é que o Panone passe despercebido por esses “puxa saco” de plantão e sem capacidade nenhuma! esses sim merecem ir pra rua, mas não por terem VOTADO CONTRA e sim por incompetência, irresponsabilidade, enriquecimento particular com dinheiro público e principalmente por difamação dos servidores públicos que realmente trabalha honestamente para ter seu “ganha pão” no final do mês.

ARQUIVO