terça-feira, 30 de dezembro de 2008

NOTÍCIAS COM MEL E MALAGUETA

Cuidados com a borracha
● É consensual dentro do grupo político de Panone e Becão, inclusive para as pessoas que estão no grupo de trabalho do próximo governo, que os nomes que ocuparão os diversos cargos do primeiro, segundo e terceiro escalão serão “escritos a lápis”. Ou seja, sinal de que o trabalho de todos na futura administração deverá ser bem direcionado e realizado da melhor maneira possível. Panone não quer deixar a peteca cair e vai cobrar trabalho e empenho de todos dentro do serviço público

Tudo definido para o início
● Futuros prefeito e vice-prefeito, Panone e Becão estiveram reunidos mais uma vez com todo o secretariado, numa reunião que durou mais de 6 horas para fechar definitivamente a equipe do próximo governo. Estiveram presentes também os vereadores eleitos pelo grupo político da dupla de governantes. Mostrando que muitas das decisões foram consensuais, alguns nomes e cargos foram colocados à apreciação dos presentes, que puderam, entre outras participações, comentar, sugerir e indicar alguns dos escolhidos. Esta atitude de Panone e Becão mostra que o compromisso de ser uma administração participativa, muito mais que um discurso de campanha, já começa a ser exemplo dentro da sua própria equipe. Bom sinal.

Para bom entendedor...
● Com a equipe toda já definida, com muitos cargos comissionados sendo extintos, Panone ainda fez questão de destacar que, apesar desta condição a reforma administrativa pretendida não pode ser efetuada de imediato. Em resumo, Panone argumentou que muitas alterações deixarão de ser realizadas até como forma da máquina pública não parar por completo. Para bom entendedor, meia palavra basta!

Valorização do funcionalismo
● Em relação a futura reestruturação de cargos e salários, Panone e Becão indicaram também que deverão contar com a assessoria da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, órgão que auxilia os municípios paulistas em diversas questões. Pelas estimativas dos próximos governantes dentro de 6 meses o quadro estrutural e salarial dos servidores municipais deverá mudar. E mudar para melhor!

Propaganda enganosa
● Para o atual prefeito José Carlos Calza a educação de Descalvado é da melhor qualidade, conforme ele mesmo declarou em suas matérias jornalísticas de final de mandato. Parece que não foi bem isto que o governo de transição de Panone detectou, após o contato que teve com professores e funcionários, com visitas às dependências escolares e a análise de alguns documentos. Em que pese a intenção de Calza de se utilizar de “velhos e contraditórios chavões”, a coisa não é bem assim.

Problemas da educação
● Duas escolas estão sem a mínima condição de uso. A EMEF Profª Maria Sylvia (Morumbi) é um caso de calamidade pública. A mais recente obra da atual administração, a nova escola do Jardim Albertina, está parada e embargada por problemas sérios em sua construção, deixando mais de 400 alunos de 5ª a 8ª série sem salas de aula.

Mais problemas
● O contrato para o uso das apostilas do COC na rede municipal de ensino estão sendo contestadas na Justiça. Existem fortes suspeitas de irregularidades como o superfaturamento de preços. Além do mais, quase a totalidade do professorado municipal reprovou a qualidade do conteúdo das apostilas, mas tiveram que aceita-las “goela abaixo” por imposição do prefeito e do secretário de educação.

E tem ainda mais
● O sistema de vigilância das escolas por monitoramento eletrônico também é outro problema, pois não está funcionando adequadamente. Uma ação civil pública também foi aberta pelo Ministério Público para se apurar a questão, também com suspeita de contratação com superfaturamento de preços. Segundo se comenta, a empresa responsável pelo monitoramento faliu e não tem prestado o devido serviço.

Boas notícias também
● Como se vê a professora Rose, futura secretária de educação, tem inúmeros “abacaxis” para descascar dentro da sua pasta. Mas nem só de problemas vai viver a educação neste início do governo. Boas notícias também chegam e foram anunciadas por Panone Becão e a professora Rose. O que era um plano para um futuro próximo já vai acontecer logo no início do período escolar. O bairro Morada do Sol já passa a contar em 2009, dentro da estrutura do CAIC, com classes para atender alunos de 5ª a 8ª Séries. Agora os jovens do bairro que cursam essas séries não precisarão mais se deslocar para escolas longe de suas residências. Antes mesmo de assumir a pasta a professora Rose já mostrou toda a sua competência. E mais novidades acontecerão na educação.

Até pra cego enxergar
● Mãe é a coisa mais preciosa do mundo e nunca é demais valorizá-las e mostrarmos todo o nosso amor. Apesar desta incontestável verdade, muitos munícipes acharam que o atual prefeito Calza exagerou na homenagem que fez a sua mãe, que dá o nome à passarela que liga o Jardim Ricardo César e Jardim Albertina. O tamanho das letras colocadas na passarela é algo bem exagerado e até destoa com aquela estrutura de concreto. Santo exagero.

Um drible na lei
● Quase 100 pessoas que trabalham nos serviços de saúde foram contratados e são pagos pela Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. São agentes de saúde, escriturários e até médicos pagos com o dinheiro enviado pela Prefeitura Municipal àquela entidade. Panone já adiantou que tudo isso está sendo revisto na próxima administração e muita coisa vai mudar na relação próximo governo e Santa Casa. Muita gente duvida, mas se é uma coisa que o futuro prefeito tem é coragem. Quem não tem rabo preso tem essa qualidade. É só esperar!

Fim de mandato
● Era de se esperar que o atual governo municipal desacelerasse as suas ações neste final de mandato, até porque a agilidade para resolver os problemas nunca foi uma de suas marcas expressivas. Mas esperava-se que, pelo menos, o zelo com o patrimônio público e de uso da população tivesse uma atenção responsável. Escrevo ilustrando o comentário com uma telha do Ginásio de Esportes, que há cerca de 20 dias foi quebrada por causa de um temporal e até hoje não foi consertada. É só entrar no Ginásio de Esportes e conferir o grande rombo que existe em seu telhado. Este tempo todo, com a ocorrência de várias chuvas, as águas caíram sem parar dentro da quadra.

Com um olho no gato
● E outro no peixe. É assim que as coisas estão acontecendo nos bastidores políticos por conta de várias situações. Uma delas são os fortes comentários surgidos esta semana, sobre uma possível rejeição das contas do atual prefeito José Carlos Calza no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Com diversas situações administrativas sendo alvos de ações judiciais propostas pelo Ministério Público, surgiram estes rumores. O grande problema de Calza é que se a rejeição acontecer, que vai analisar e dar o parecer final sobre as suas contas são os próximos vereadores. Precisa dizer alguma coisa? Se isto acontecer já pode começar a “fazer água” a intenção do atual prefeito para 2012. Vamos aguardar.

Que vergonha
● No gabinete do prefeito Calza e nas salas adjacentes podemos encontrar diversas fotografias aéreas tiradas de bairros e diversos locais de Descalvado. É um trabalho bonito e que enfeita as salas e corredores do Palácio do Povo. O triste é que algumas delas não enfeitam mais. O dono da empresa responsável pelas fotografias esteve nesta segunda-feita na Prefeitura Municipal e levou algumas delas embora. Motivo: não pagaram pelo serviço contratado e realizado. Que coisa feia! Que fim de governo, heim prefeito?

ARQUIVO