terça-feira, 13 de julho de 2010

COSTUMES DE ANTIGAS TARTARUGAS

          Imagine uma pequena floresta rodeando um pequeno pântano, cachoeiras, vales e uma bela paisagem, abrigando uma infinidade de animais.
          Há algum tempo atrás, antes da renovação conquistada pela bicharada, algumas tartarugas é que cuidavam de toda a administração do pequeno lugarejo. Governavam, assim, outras tartarugas, os sapos, as rãs, as cobras e os lagartos, alguns peixes e vários insetos que povoam a pequena floresta..
          Um dia, depois de muitos anos no poder praticando as “mesmices” de sempre, as tartarugas governantes resolveram fazer uma expedição pelo pântano. Queriam conhecê-lo melhor, descobrir os anseios dos animais que o habitavam.
          Antes do trabalho, porém, fariam um piquenique para discutir algumas idéias e planos para o futuro. O que motivava todas elas, na verdade, era o piquenique.
          As tartarugas, sendo naturalmente lentas, como todos sabem, levaram praticamente oito anos se preparando para o passeio. Com uma preparação durando todo este tempo, imaginavam elas que nada poderia sair errado.
          Finalmente chegou o grande dia. A Marcha das Tartarugas para o grande piquenique.
          Os quelônios saíram da “Prefeitaruga” (nome dado à Prefeitura das tartarugas), em caravana, para procurar um lugar apropriado para o lanche. Imaginem vocês a ansiedade de todas após tanto tempo planejando o passeio.
          Depois de dois anos em viagem, num ritmo que muitos tinham dificuldades em acompanhar, encontraram um lugar ideal!
          Pararam naquele bonito local à sombra de grandes árvores, próximo a um pequeno riacho e uma queda maravilhosa. Por aproximadamente seis meses as tartarugas limparam a área, arrumando tudo direitinho.
          Ao terminarem o trabalho o líder do grupo (que gostava de dar “tapinhas nos cascos” dos companheiros) ordenou que as cestas com as guloseimas fossem abertas para todos se deliciarem.
          Foi aí que descobriram que tinham esquecido o sal. E um piquenique sem sal é um desastre para as tartarugas. Neste ponto, todas chegaram a um consenso.
          Após uma rápida discussão, que demorou uma semana, uma das tartarugas foi escolhida para voltar à “Prefeitaruga” e pegar o sal. A pequena tartaruguinha esperneou e chorou, mas notando que não tinha como escapar da missão, concordou em ir.
          Apenas impôs uma condição: ninguém comeria até que ela retornasse. Ela queria comer aquilo que todas as outras tartarugas próximas do líder comiam. Não concordava que a parte das grandes porções fossem destinadas exclusivamente ao tartaruga-mor e aos puxa-sacos-tartarugas.
          Após mais uma semana de grandes discussões todas concordaram com o pedido e ela empreendeu marcha para retornar e buscar o sal.
          Três anos se passaram... cinco anos... Seis anos...
          Daí, ao completar o sétimo ano de espera, com todos não agüentando mais conter a fome, o líder-tartaruga anunciou: - “Não dá mais para esperar o sal, vamos todos comer, para depois trabalharmos em prol do nosso pântano.
          Anunciou o início do piquenique e começou a desembrulhar um dos suculentos sanduíches.
          Nesta hora, a pequena tartaruga que havia sido escolhida para apanhar o sal, saiu de trás de uma árvore e gritou:
          - Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal.
         
         Moral desta história chinesa: Por esses e outros costumes de antigas tartarugas-governantes é que o pântano está do mesmo jeito até hoje

ARQUIVO