terça-feira, 23 de dezembro de 2008

NOTÍCIAS EM CONTA GOTAS

Metendo a mão no dinheiro
A compra de uma área pela Prefeitura Municipal no Distrito Industrial do Tamanduá, pagando um preço muito acima do mercado (marca registrada do governo Calza), deu o sinal para o que deve ser o final da atual administração. O prefeito José Carlos Calza deverá “rapar” os cofres públicos para que o futuro prefeito Panone comece a sua administração sem muitos “tostões”. Já era de se esperar que isso fosse acontecer.

Tremendo na base
Na verdade o que rola nos bastidores da política tupiniquim é que o grupo político de Calza não quer dar moleza para a turma de Panone e Becão. O atual prefeito José Carlos Calza já esta em plena campanha para tentar voltar à Prefeitura Municipal em 2012 e não vai facilitar as coisas até o último instante do seu mandato. E ele sabe que Panone teve apoio popular para fazer as mudanças necessárias e tem tudo para fazer uma boa administração. E isso, é evidente, é tudo o que Calza não quer. Vai torcer e fazer de tudo para que Panone não faça um bom governo.

Cofrinho Vazio
Enquanto o prefeito esbanja dinheiro para secar os cofres públicos, segundo os comentários de bastidores tem candidato que ainda não saldou alguns débitos financeiros da última campanha eleitoral. Isto tem desagradado profundamente aqueles que estiveram ao lado deles durante a campanha. Mesmo na derrota a fatura tem que foi combinada tem que ser paga. Se não o bicho pega e a coisa fica mais feia ainda. Calza precisou até ser chamado na Justiça depois da eleição passada, porque fez a mesma coisa, ou seja, deu calote em alguns compromissos de campanha. Será que esta síndrome é encarada como normal lá pelos lados do Palácio?

Governo dos pobres?
No apagar das luzes do seu governo, o atual prefeito tem mostrado que abandonou há muito tempo o seu slogan político, que o colocava como o prefeito dos pobres. Calza não tem deixado dúvidas que, na realidade, sua administração dos últimos 8 anos foi o “governo dos ricos”. Comprou várias glebas de terras à preços absurdos, não trouxe nenhum indústria para amenizar o desemprego no município, não investiu no turismo como gerador de emprego e renda e ainda pouco fez para resolver definitivamente os problemas dos mais necessitados. O governo Calza foi um governo puramente assistencialista e populista, priorizando a distribuição de cestas básicas e favores e não atacando de frente velhos problemas. Agora, por exemplo, enquanto se paga um preço abusivo por terras que ainda nem tem para quem serem doadas, faltam medicamentos na rede municipal de saúde para a população mais carente. Isto é ser um governo para os pobres?

Outra visão
No governo Panone a SSAE passará a assumir também as questões ligadas ao meio ambiente. A nova secretaria passará a ter a denominação de Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com uma concepção de administração mais moderna e avançada em termos de saneamento, obras de infra-estrutura e preservação ambiental. Ponto positivo para a dupla Panone e Becão, que aposta ainda no nome da Dra. Patrícia Bortoleto de Falco para chefiar a nova pasta. Muitas novidades estarão para acontecer ainda na nova SEMARH.

Economia à todo custo
Mais de 50 cargos de confiança estão em vias de extinção no futuro governo. Cumprindo o que prometeram durante a campanha eleitoral, Panone e Becão estão enxugando a máquina pública. No primeiro e no segundo escalação serão muitas as mudanças, com a extinção de cargos, substituição de nomes e troca de funções. A princípio os funcionários concursados deverão voltar para os seus cargos de origem, o que tem deixado muita gente de “cabelo em pé” no serviço público. Outra promessa dos eleitos, que deverá ser cumprida em breve, é uma eficiente reestruturação salarial de todos os cargos do funcionalismo. E não será uma reestruturação de fantasia, como foi a última patrocinada pelo atual prefeito, que beneficiou apenas os cargos do primeiro e segundo escalão.

Olho grande
Uma das pastas que tem recebido muito assédio, com pessoas se colocando à disposição do próximo governo, é a da comunicação. Panone já efetivou o jovem Marcelo Fila Pecenin na assessoria de imprensa, um dos cargos da nova pasta relacionada à comunicação da nova administração. Marcelo é formado em letras e tem título de mestre pela UFSCAR, onde também trabalha como professor. O mais estranho é que os pedidos de emprego têm partido até de pessoas que passaram a campanha eleitoral inteira do lado contrário do grupo de Panone e Becão e, o que é pior, inclusive extrapolando nas críticas e armações contra aqueles que venceram as eleições. Santa Hipocrisia! Como a maioria das decisões da nova equipe de trabalho tem sido discutida entre o grupo político que venceu as eleições, muitas pessoas ligadas aos partidos coligados estão atentos às investidas daqueles que até pouco tem atrás foram totalmente contra a eleição de Panone e Becão. Como mudaram de opinião rapidamente, né?

Fechando o ciclo
Com a proximidade da posse dos eleitos aos poucos a equipe de trabalho vai sendo montada. No dia da posse oficial Panone fará também o seu primeiro ato de governo, exonerando ocupantes de muitos cargos e nomeando as pessoas de sua confiança, Ao longo de toda a semana Panone e Becão estiveram reunidos com os novos secretários e definindo os nomes do segundo e terceiro escalão, bem como outros cargos de todas as secretarias. A expectativa é que no próximo final de semana toda a equipe de trabalho de Panone e Becão esteja completa.

Não esqueceram
A eleição passou, o clima entre os candidatos se amenizou, mas muita gente não deixa barato quando os assuntos ligados à política extrapolam a esfera do bom senso. Já está tramitando na Justiça local um processo movido por membros da campanha eleitoral de Panone contra o dono do Instituto Realidade de pesquisa. Entre outras barbaridades cometidas com o intuito de turbinar a candidatura palaciana, o cidadão ocupou um espaço cedido por uma emissora de rádio local e acusou formalmente essas pessoas (inclusive advogados) de falsificação de documentos, ligação com o crime organizado e outras injúrias. A coisa promete ficar preta para muita gente. E depois dessa ainda querem trabalhar no próximo governo.

ARQUIVO