quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ainda sobre o sucateamento da Frota Municipal



Em recente entrevista ao jornal “Primeira Página”, o ex-prefeito José Carlos Calza questionou as informações do atual governo, segundo as quais a frota de veículos municipais está praticamente sucateada.
Calza chegou inclusive a classificar de “conversa mole” essas informações.
Das duas, uma: ou o ex-prefeito usa o velho expediente de “tampar o sol com a peneira” ou não conhecia mesmo a sua administração por inteiro.
Analisando essas duas hipóteses prefiro a segunda. Calza não tinha o menor controle sobre o que era feito em sua administração e isso nunca foi novidade para ninguém. Essa questão da frota municipal é um exemplo típico. Vejamos.










● O próprio veículo oficial do prefeito, o Vectra 001, está um bagaço de dar dó. Com mais de 140 mil km rodados, foi deixado com um grande vazamento de óleo, com problemas nas pastilhas de freios e amortecedores, entre outros. E não era para menos. O ex-prefeito não possuía veículo próprio e utilizava o “001” o dia todo, até para seus compromissos pessoais. Tanto é que ficava guardado na garagem da sua residência. Ou isso também é novidade para alguém.

Como o atual prefeito Luis Antonio Panone tem outra postura como administrador sério, utilizando o carro oficial somente para compromissos oficiais, vamos aos veículos mais importantes da frota

● Os caminhões de lixo estão em “petição de miséria”. A Prefeitura Municipal tem 3 caminhões para recolher cerca de 18 toneladas diárias de lixo. Somente dois estão trabalhando. Um se encontra estacionado no pátio sem condições de uso e outro deles trabalha em condições precárias, com problemas na caçamba.

● Na Secretaria de Agricultura existem 7 tratores para o auxílio aos produtores e o trabalho geral da pasta. Apenas 3 deles estão operando. Um deles, Valmet 580, está há quase um ano parado no pátio a espera de conserto.

● No setor Social a coisa é ainda pior. Transportando pacientes para outros centros médicos, veículos como ambulâncias e micro-ônibus trafegam sem as mínimas condições de segurança para os motoristas e doente. Dois micro-ônibus estão parados no há muito tempo pátio.

● Na área da saúde não é diferente. As ambulâncias poderiam estar em melhores condições. Uma delas aguarda o conserto por bom tempo e, para variar, encontra-se estacionada no pátio.

● Os ônibus da educação também foram alvo de questionamentos da nova secretária. Alguns deles estão até com o assoalho caindo, sem contar o estado mecânico que gera gastos maiores de combustível, polui o meio ambiente e coloca em risco o transporte dos alunos da rede municipal.

● Na Secretaria de Obras encontramos 1 caminhão, 1 motoniveladora e 1 retro-escavadeira parados, sem condições de uso e a espera do conserto.

● O SSAE também tem um caminhão traçado quebrado e estacionado no pátio.

● A Van Boxer que serve a Secretaria de Esportes e Turismo e também auxiliar outras secretarias está uma piada. Ficou parada mais de 30dias porque não trocaram 4 válvulas a um custo de R$ 180,00. Pronta para andar, constatou-se que ela tem problemas de vazamento de óleo, precisa trocar a correia do alternador e o farol se solta do encaixe em caso de muita trepidação, sem contar outros pequenos reparos mecânicos. E o engraçado é que essa Van, utilizada para acomodar até 15 pessoas, não está fazendo porque a porta dos passageiros não abre.

● Mas o mais engraçado deixei para o final. A Oficina Mecânica da Prefeitura Municipal conta com uma Van para fazer a manutenção da frota. Adivinhem! Ela está parada no pátio, quebrada já há algum tempo a espera de conserto.

Precisa dizer mais ou isto também é conversa mole? É só conferir as fotos.

Nenhum comentário:

ARQUIVO