segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Município Verde? Só se for de raiva

As questões ambientais merecem preocupação constante dos povos e atualmente tem sido o tema principal das principais discussões no mundo. A fome, a falta de água, as grandes catástrofes, a industrialização desenfreada e até a proliferação de muitas doenças passam, necessariamente, pela necessidade da preservação do meio ambiente.
E esta preocupação tem que ser de todos nós. Desde a abertura de uma torneira nas primeiras horas da manhã até o banho após o trabalho, temos que ter em mente a preocupação com a natureza e de que maneira podemos auxiliá-la a nos retribuir tudo que dela necessitamos.
Não é isso que tem ocorrido com freqüência. Temos assistido impotentes grandes tragédias que assolam a humanidade, como as enchentes do continente asiático, a seca na África, o efeito do aquecimento global nas regiões polares, a desertificação de grandes áreas do planeta, a falta de água no mundo todo e tantos outros problemas. As enchentes em Santa Catarina e Minas Gerais estão mais próximas e nos chocam.
Apesar de o homem deixar de lado a preocupação sistemática com o Meio Ambiente, algumas ações acontecem para avivar um sentimento tão necessário.
Recentemente o governo estadual, através da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou o ranking ambiental paulista, certificando os melhores municípios com o “Selo Verde”.
Esta notícia já foi comentada nos órgãos de imprensa local, mas o assunto merece uma análise mais contundente sobre dados interessantes. É uma forma de fazer a nossa população entender a necessidade da preocupação com a preservação ambiental.
O projeto “Município Verde” foi lançado pelo governo de São Paulo em 2007. Naquela oportunidade 613 municípios assinaram o termo de adesão do programa, mas somente 332 apresentaram um plano de ação para que a Secretaria de Meio Ambiente avaliasse os progressos dos municípios nas questões ambientais.
Descalvado foi um deles. Apresentou um plano de metas para a avaliação de 10 itens, com a mensuração de cada um deles com notas de 0 a 100.
O resultado obtido por Descalvado foi ridículo. Dos 332 municípios inscritos ficamos na 302ª colocação, com média de 25 pontos no ranking geral. Ou seja, não atingimos nem mesmo a média intermediária das comunidades com ações voltadas ao progresso ambiental.
E o que é pior. Da bacia do Rio Mogi-Guaçu ficamos a frente apenas das cidades de Conchal, Guatapará e Rincão.
A campeão do progresso na área ambiental foi a cidade de Santa Fé do Sul, que já colhe os frutos deste resultado, com a prioridade na liberação de verbas do Governo do Estado de São Paulo para diversos programas.
Para que o leitor tenha uma noção da avaliação, foram analisados a situação dos municípios em relação a Esgoto Tratado, Lixo mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente.
Se levarmos em consideração que a Estação de Tratamento de Esgoto, só agora, depois de mais de 11 anos cogitada, começa a ser construída, que não temos onde depositar o lixo recolhido de nossas residências, que não temos uma estrutura ambiental eficiente e que o ar de nossa cidade continua sendo infestado por odores fétidos durante boa parte do tempo, veremos que a 302ª colocação entre os 332 municípios inscritos até que não foi tão ruim.
Pior seria se os 613 municípios que assinaram o termo de adesão do programa tivessem entregado o seu plano de ação.
No mínimo nossas autoridades atuais acharam que bastaria colocar no papel o plano de ações. Nunca imaginaram que os técnicos ambientais viessem conferir tudo no município. Deu no que deu.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
Este é o nome que passa a ter, a partir de 2009, a Secretaria de Saneamento Água e Esgoto (SSAE) com o governo Panone/Becão. A nova administração municipal começa a dar um importante passo para que o meio ambiente seja realmente respeitado no nosso município e que esta preocupação passe a figurar em todas as questões do desenvolvimento municipal.
Um avanço, sem sombra de dúvida.

Nenhum comentário:

ARQUIVO