sexta-feira, 7 de novembro de 2008

ATENDENDO A PROVOCAÇÃO

Uma provocação sadia e feliz de um leitor merece um comentário.
Democraticamente publicaremos todos os comentários dos nossos leitores, porque, na verdade, eles é que dão vida ao blog.
Temos apenas que impor certos limites para atingirmos os objetivos iniciais, não publicando, assim, comentários que contenham ofensas, palavrões ou críticas pesadas a qualquer pessoa ou situação.
Existem várias maneiras de se posicionar e criticar o que quer que seja.
Graças a Deus, salvo poucas exceções que fugiram dos limites, o “Malagueta com Mel” tem publicado a opinião de gente que tem opinião.
É por esta razão, também, que fico feliz ao ver que as provocações sadias do blog tem merecido espaço e participação dos leitores, que também fazem as suas provocações.
É isso aí pessoal, vamos continuar assim! Participem

NOVO SECRETARIADO

O assunto do momento é a composição do secretariado do próximo governo municipal, que terá o comando do advogado Luis Antonio Panone.
Já comentamos dias atrás sobre a grande responsabilidade dos eleitos que prometeram mudanças e sobre o tamanho da esperança que vem sendo alimentada no coração e na cabeça da população descalvadense.
Em relação à provocação (sadia e legal, repito!) de que o “dono do blog, que particpou da campanha dos eleitos”, poderia informar sobre o novo secretariado, tenho a dizer que não posso realmente. E não posso não por que não queira. Não o faço porque realmente não tenho as informações e nem conhecimento oficial sobre os nomes que estarão assumindo os cargos municipais.
Porém, sobre este assunto tenho a dizer que o momento é de calma, porque é natural que as especulações se espalhem neste período pós-eleição.
A campanha de Panone e Becão usou o slogan de uma administração transparente e participativa. Disseram que as principais decisões serão tomadas ouvindo as pessoas.
Sendo assim, espero que as decisões estejam sendo tomadas em comum acordo entre o futuro prefeito e o seu vice, para que a responsabilidade pelas escolhas sejam divididas.
Espero que os partidos políticos que deram sustentação à campanha também estejam democraticamente sendo ouvidos.
Espero que os “todos” os vereadores eleitos também estejam participando das decisões.
Se tudo isso estiver acontecendo, cumprindo o compromisso de uma administração participativa, onde o exemplo esteja sendo dado antes mesmo da posse, não há motivo para temores.


O PRÊMIO SEBRAE “PREFEITO EMPREENDEDOR”

O que os municípios mais necessitam, sem exceção, é de serem administrados de uma maneira empreendedora e com governantes dotados de uma ampla visão voltada ao futuro e às necessidades da sua gente.
Utopia? Não!
Centenas de exemplos acontecem no território brasileiro e merecem destaque pelo ambiente favorável que alguns municípios passaram a ter, depois que iniciativas inovadoras e importantes adotadas dentro do governo municipal.
No Estado de São Paulo, em 2001, o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – instituiu o Prêmio “Prefeito Empreendedor” como forma de reconhecer e incentivar os administradores públicos que desenvolvem políticas públicas de apoio às pequenas e médias empresas.
Na primeira edição do prêmio, segundo a divulgação do SEBRAE-SP, apenas 50 Prefeituras se inscreveram. No último ano (2007-2008) foram 206 municípios participantes com o crescimento dos projetos em qualidade e em quantidade.
Na edição do livro que contempla os três prefeitos agraciados com os primeiros colocados e os outros 95 que ganharam o “selo de prefeito empreendedor”, pode-se conhecer as experiências e iniciativas de todos eles.
Os primeiros colocados foram São José dos Campos (1º), Itararé (2º) e São João da Boa Vista (3º).
Da nossa região foram destacados os municípios de Porto Ferreira, Tambaú, São Carlos e Leme.
O SEBRAE-SP aponta como deve atuar um prefeito empreendedor:
- Ter a capacidade de obter informações atualizadas e interpretar a realidade local e regional.
- Ter uma capacidade realizadora, definindo prioridades e implantando políticas públicas com visão de futuro.
- Trabalhar focado nos resultados, apoiado por metas e cronograma definidos.
- Ter uma visão sistêmica, pensando no coletivo ao intervir na realidade do município.
- Ter capacidade para articular parcerias, estabelecendo conexões entre as empresas e a comunidade.
- Administrar o município com seriedade, ética, respeito ao patrimônio público e ao meio ambiente.
- Ter uma cultura empreendedora para investir na educação formal da população.
Além das qualidades apontadas pelo SEBRAE-SP, outras são de fundamental importância, como a vontade de “colocar a mão na massa e trabalhar”.
Resumindo: além de ser um bom político, o prefeito deve ser também um bom administrador. São duas qualidades de extrema importante dentro do serviço público. Não pensem vocês que um município só progride com um prefeito que seja um bom administrador
Nas próximas abordagens estaremos mostrando as iniciativas que levaram os prefeitos a conquistarem as principais premiações.
E o leitor deste “blog” sentirá como pode ser simples fazer com que um município cresça e se desenvolva, melhorando a qualidade de vida da sua população.

Um comentário:

Anônimo disse...

aeww little paul

ARQUIVO